..............................................................

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Rio das Mil Ilhas


Cansado de ir sempre para o nordeste no verão, ou curtir uma baladinha em floripa todo ano, sempre a mesma coisa? 


Vai então uma dica de férias muito boa! Na divisa dos EUA com o Canadá estão os grandes lagos, Michigan, Superior, Huron, Ontário e Eerie.



Esta região é unica, pois é conhecida como o rio das Mil ilhas. Não é um nome exagerado. Os índios que ainda hoje habitam esta região são os guerreiros Mohaks, que ainda hoje contestam judicialmente a invasão de seus domínios. 



Desde tempos imemoriais, eles chamavam esta área de Manatoana: o Jardim do Grande Espírito. Mas vamos combinar, que enormes e exuberantes mansões dentre essa paisagem, é bem melhor do que ver tendas e mais tendas de pele vermelha.



A área se resume a 80 Km de ilhas no rio São Lourenço, que sai do Lago Ontário para desaguar no Oceano Atlântico. No trecho onde se localiza as mil ilhas, a profundidade é enorme, chegando a 60 metros, a largura também, de modo que nesta área o rio São Lourenço chega a ter 24 Km e isso permite que esta área seja usada para navegação de grande porte. Embora o apelido da região seja rio das mil ilhas, a verdade é que são quase duas mil. 



A última pesquisa indicou haver um total de 1.865 ilhas neste trecho do rio. De acordo com a metodologia da pesquisa, considerou-se como ilha qualquer pedaço de terra esteja acima do nível da água todos os dias do ano, ter uma área mínima de 1 pé quadrado (900 cm²) e possuir pelo menos 1 árvore.



As ilhas da região foram rapidamente demarcadas e ocupadas, num processo que se acelerou desde o século XVIII. São muitas as mansões construídas em ilhas particulares, mas também existem casinhas simples e inúmeras ilhas desabitadas, marcadas agora como reserva ambiental.



Mas é interessante o volume enorme de paisagens maravilhosas que este pequeno lugar do mundo oferece ao visitante. Um paraíso para qualquer fotógrafo. Além de casas, mansões, casinhas e casarões, tem até castelo!


Este castelo era para ser uma prova de amor do ex-dono do Hotel Waldorf Astoria para sua esposa Louise. De acordo com a história do elemento arquitetônico erguido na ilha, o milionário estava todo pimpão fazendo o castelo para sua esposa quando em 1904, uma fatalidade aconteceu e ela morreu. Desgostoso, ele largou a obra inacabada e nunca mais retornou a sua ilha.


E aí ficou aquele enoooorme castelo, todo trabalhado no luxo e glamour encravado na ilha, sem ninguém pra morar, sem ninguém usufruindo daquela obra de arte, e isso ficou assim por 73 anos! Ah, eu lá heim! Bom, o fato é que em 1977 alguém tomou vergonha na cara e uma Fundação assumiu o término da obra. 


O castelo tem nada menos que 120 quartos e o senhor Boldt tinha uma coleção tão extensa de barcos que foi preciso construir um depósito (lindo) em frente ao castelo, para que ele pudesse guardar seus muitos barcos.



Mais um lugar sensacional para visitar numa viagem ao norte dos EUA. Uma dica interessante é evitar os passeios comerciais, que fazem a cobertura dessa área de forma superficial e apressada. 



O ideal mesmo é alugar um carro, depois alugar um barquinho qualquer, e aproveitando o que há de melhor na área de Niagara Falls e as quase duas mil ilhas dessa região. Na ida ou na volta ainda dá para conhecer o Harriman State Park, que também é muito bonito e próximo a Nova Iorque. Na época do calor dá até para nadar nos lagos.
  
  

 



 
Fonte: mundogump.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário