..............................................................

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Casas Cinematográficas


Se você é daqueles que suspiram com as casas luxuosas e cinematográficas que aparecem em novelas, catálogos de moda e fotos de publicidade, essa matéria foi feita sob medida para você! 


Selecionamos sete delas, cobiçadas por equipes do mundo inteiro por terem, por exemplo, estilo clean ou neoclássica, vista para o mar, piscinas com borda infinita.

  

A casa do fotógrafo alemão Heiner Pflug, na Joatinga, já foi fotografada por quase todas as revistas internacionais e nacionais de arquitetura e decoração. Projeto de Claudio Bernardes e Paulo Jacobsen, ela teve interferências do dono, que adora arquitetura. “Ela foi nascendo de conversas que tivemos, e o resultado foi e está sendo ótimo”, conta Heiner, que cedeu a casa pela primeira vez para a novela "Uga, Uga" e depois para "Desejos de mulher", ambas da TV Globo.


No momento, são os catálogos de moda e comerciais que mais usam sua arquitetura clean como pano de fundo. Heiner adora toda sua funcionalidade, acredita ser uma perfeição arquitetônica. “Quando estou no Rio, sempre fico por perto. Conheço atores e atrizes, me divirto e ainda sou pago por isso!”, diz.


Enquanto Heiner se diverte, a designer Beth Lafite fica longe das equipes para deixá-las à vontade. Sua casa, chamada de Casa Cena, é mais identificada também como a casa grega, toda branca, da Joatinga. Beth, que mora ali desde 1979, só aluga a parte externa para locação.


O projeto é de 1972. Venho reformando a casa desde que a comprei, acrescentando muitas antiguidades. Tenho um pintor que vem duas vezes por semana para fazer a manutenção, porque a maresia estraga muito, explica ela.


Sua casa, um ícone na paisagem, começou a ficar famosa com a novela "Baila comigo", onde moravam os personagens gêmeos de Toni Ramos. Boni, que era vizinho de Beth, teve a idéia de lhe pedir para deixar filmar algumas cenas ali. Depois disso, Beth começou a emprestar a casa para amigos da moda (de quem não cobra nada) e para publicidade.


A Gotex, marca de praia israelense, a Osmose e a Dumond foram algumas das grifes que fotografaram em sua casa. E a Vogue também fez inúmeras reportagens. Ela só não aluga para trabalhos eróticos ou pornográficos, diz.


Já a museóloga Viviane Soares Sampaio topa qualquer parada. Tanto que sua casa, em Santa Teresa, serviu de cenário para fotos que Cléo Pires fez para a revista Playboy. “Alugo muito para publicidade, para moda e editoriais, mas também para algumas festas de empresa, conta Viviane. Na varanda da casa construída por seus avós vanguardistas (eles usaram material de demolição do Centro do Rio), que já foi capa da Revista Elle francesa. “A casa já foi transformada no Bar Luiz e numa funerária. E é obvio que participo de tudo. Adoro uma festa, arrumo até namorado”, brinca Viviane.


O produtor Carlos Eduardo "Dudu" Schmidt, da 21 Sun Productions, vive descobrindo essas locações mágicas. Com um portfólio de sonhos, ele fala com autoridade quando diz que os estilos preferidos para alugar são o clean com vista para o mar e o com piscinas infinitas. Os europeus não resistem.


As casas projetadas por Claudio Bernardes são muito cotadas. O preço das locações pode variar de R$2 mil a R$11 mil por dia, dependendo da finalidade. Os editoriais às vezes fazem por troca de crédito. Nós cuidamos de toda a logística, desde a luz até a alimentação, conta Dudu, que perdeu a conta de todas as marcas que passaram pela sua empresa, como Porsche, Volvo, Havaianas, Euro Relógios e revista Vogue.


Alex Bueno, da produtora 1500 Brasil, faz o mesmo para quem vem de fora. “Essas casas emblemáticas são as preferidas. Já arrumamos locação para publicidade de bebida alemã e campanhas de lojas de departamento como H&M e Zara”, diz Alex.


Uma dessas casas emblemáticas também fica no Joá, um belo projeto do arquiteto Antonio Paulo Cordeiro, do enólogo italiano Nicola Massa, inteiramente transparente, que foi escolhida para servir de cenário para o programa "Superbonita", do GNT. 



  

Já tivemos um posto só dela aqui no Ai que Chic, “A casa de vidro de verde”, ela é uma das mais bem cotadas pelos produtores de locação, assim como a do empresário Hélio Viana, um projeto super fotogênico que arranca suspiros, de autoria de Zanine Caldas e reformada pelo arquiteto Hélio Pellegrino. É nela que está a piscina que aparece na novela "Insensato coração" (na casa de Cortez, personagem de Herson Capri), e que já foi a sensação de "Laços de família" (o Edu, personagem de Reynaldo Gianechiny, não saía daquele deque sobre a Barra).

  
Hélio mora há 18 anos na casa. “Em 2000, uma amiga que trabalha na TV Globo precisava de uma nova locação de novela e perguntou se deixaria filmar aqui. Achei que não me traria transtornos e, realmente, não me arrependi. As imagens eram só externas. Acabei ficando amigo de todo o elenco”, diz Viana.  









Depois da novela, a casa se tornou conhecida e foi sendo solicitada por fotógrafos do mundo inteiro. A Colcci fez uma grande festa para a Gisele Bündchen, em 2006, que foi capa de inúmeras revistas. “Jantares para empresários, muitas vezes a mulher, ou os filhos, perguntam se podem ir também, curiosos para conhecer a locação da novela”, conta ele, que não acompanha as filmagens porque está geralmente no trabalho.



Já o empresário Mauricio Leite Barbosa aluga a casa que comprou de Zanine Caldas em 1968. Intacta, Mauricio mantém até mesmo com os móveis que ele desenhou. 




Ele morou na casa até o começo dos anos 80, depois passou a alugar por temporada e para editoriais de moda e publicidade. Mario Testino já se hospedou nela, assim como a produtora inglesa Isabella Blow e Alexander McQueen, que ali passou a virada do século. 




A festa para Philippe Starck também aconteceu na casa. “Costumo alugar para eventos de empresas grandes como Shell e Red Bull”, conta.


Outra cinematográfica mansão no bairro de São Conrado que faz jus ao nome, pertence ao bilionário inglês Nathaniel Philip Victor James Rothschild, que também faz maior sucesso, mas ela é tão discreta, que não conseguimos uma foto sequer para postar por aqui. Diz a reportagem da CASA VOGUE que “Nat”, como é mais conhecido nas altas rodas da high society, além da nova casa carioca, possui residências em Londres (seu principal endereço), Paris, Monte Carlo (em Mônaco), New York, Corfu (na Grécia) e outros locais badaladíssimos. Tenho que fazer amizade com Nat URGENTE, rsrs, adoooro! Gente fina é outra coisa!!!

Fonte: O Globo, Suzete Aché

Nenhum comentário:

Postar um comentário