A revista Forbes publicou recentemente um artigo chamado As Mais Poderosas Marcas de Luxo do Mundo (World’s Most Powerful Luxury Brands).
Esse tipo de lista depende de diversos fatores, nesse trabalho da Forbes (que a própria revista declara ter sido baseada em outro trabalho de uma agência de publicidade que tem contratos com diversas das marcas escolhidas), o principal fator foi supostamente a força da marca, ou seja, o quanto elas conseguem influenciar seus consumidores (o usuário é fiel? ele continuará consumindo a marca? ele acredita no futuro da marca?). Além disso, embora isso não tenha ficado explícito, a Forbes levou em conta também o faturamento de cada marca (a reportagem informa qual foi o volume total de vendas de cada marca).
Em 10º: Burberry
Que não estava na lista do ano passado, e que tem mostrado saber como equilibrar a tradição inglesa com a modernidade (inclusive em ações tecnológicas, especialmente de web).
Em 9º: Fendi
Com US$ 3,422 bilhões - meio apagada nos EUA e na Europa, brilhando e acontecendo na Ásia.
Em 8º: Moët & Chandon
Com US$ 4,570 bilhões - caiu uma posição porém cresceu seus números (ano passado, os números caíram em 12%).
Em 7º: Hennessy
Com US$ 4,997 bilhões - a marca de conhaque mais bombada da China, e o "H" do grupo LVMH.
Em 5º: Cartier
Com US$ 5,327 bilhões - o mercado de joias de luxo volta a crescer e a grife é uma das que mais aumentou sua receita (ano passado ela estava em 8º nessa mesma lista).
Em 4º: Chanel
Com US$ 6,823 bilhões - cuidadosa no comércio online (não existe bolsa Chanel pra vender no e-commerce), ela mantém sua aura de exclusividade.
Em 3º: Gucci
Com US$ 7,449 bilhões - tem quem fale mal de Frida Giannini mas o fato é que ela funciona e coloca a grife nas capas de revista!
Em 2º: Hermès
Com US$ 11,917 bilhões, e no alvo da LVMH - que quer ter a marca em sua cartela de qualquer jeito.
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