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segunda-feira, 30 de maio de 2011

As Mais Poderosas Marcas de Luxo do Mundo

A revista Forbes publicou recentemente um artigo chamado As Mais Poderosas Marcas de Luxo do Mundo (World’s Most Powerful Luxury Brands).


Esse tipo de lista depende de diversos fatores, nesse trabalho da Forbes (que a própria revista declara ter sido baseada em outro trabalho de uma agência de publicidade que tem contratos com diversas das marcas escolhidas), o principal fator foi supostamente a força da marca, ou seja, o quanto elas conseguem influenciar seus consumidores (o usuário é fiel? ele continuará consumindo a marca? ele acredita no futuro da marca?). Além disso, embora isso não tenha ficado explícito, a Forbes levou em conta também o faturamento de cada marca (a reportagem informa qual foi o volume total de vendas de cada marca).



Portanto, a recessão e seus reflexos realmente estão indo embora. O mundo do luxo agradece: depois de um futuro sombrio vislumbrado desde os resultados de 2009, 2011 vê um aumento de 19% nesse mercado, quase o mesmo número de tempos pré-recessão. De qualquer forma, é evidente que as dez marcas escolhidas, se não são as mais poderosas, estão certamente colocadas entre as marcas de mais prestígo no mundo, e por isso vale a pena conhecê-las. Em ordem decrescente, com alguns comentários:

Em 10º: Burberry

Que não estava na lista do ano passado, e que tem mostrado saber como equilibrar a tradição inglesa com a modernidade (inclusive em ações tecnológicas, especialmente de web).


Em 9º: Fendi

Com US$ 3,422 bilhões - meio apagada nos EUA e na Europa, brilhando e acontecendo na Ásia.


Em 8º: Moët & Chandon

Com US$ 4,570 bilhões - caiu uma posição porém cresceu seus números (ano passado, os números caíram em 12%).


Em 7º: Hennessy

Com US$ 4,997 bilhões - a marca de conhaque mais bombada da China, e o "H" do grupo LVMH.


Em 6º: Rolex

Com US$ 5,269 bilhões - encostada na Cartier, quase lá!


Em 5º: Cartier

Com US$ 5,327 bilhões - o mercado de joias de luxo volta a crescer e a grife é uma das que mais aumentou sua receita (ano passado ela estava em 8º nessa mesma lista).


Em 4º: Chanel

Com US$ 6,823 bilhões - cuidadosa no comércio online (não existe bolsa Chanel pra vender no e-commerce), ela mantém sua aura de exclusividade.


Em 3º: Gucci

Com US$ 7,449 bilhões - tem quem fale mal de Frida Giannini mas o fato é que ela funciona e coloca a grife nas capas de revista!


Em 2º: Hermès

Com US$ 11,917 bilhões, e no alvo da LVMH - que quer ter a marca em sua cartela de qualquer jeito.


No topo: Louis Vuitton

Com US$ 24,312 bilhões - e investindo muito no mercado asiático! Agora só posso dizer que luxo não é apenas um objeto de desejo, e sim um bem precioso a humanidade!!!


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