..............................................................

sábado, 26 de outubro de 2013

A linda e fina Costa Amalfitana

Costa Amalfitana ou Costa de Amalfi, costa chic ou costa deslumbrante, costa classica ou costa estrabagante. 



Costiera Amalfitana em italiano, é uma costa de grande beleza natural em Província de Salerno, classificada pela UNESCO, desde 1997, como Património Mundial da Humanidade. Ela compreende as comunas de Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano.



A Costa Amalfitana é um trecho de 60 km de litoral entre Salerno e Sorrento, a estrada que liga as cidades é na maioria do tempo super estreita, na beira de imensos precipícios e realmente precisa ter atenção por lá, as curvas são surreais. 


As 4 cidades mais conhecidas da lá e que merecem uma visitinha são: Sorrento, Amalfi, Positano e Ravello. O ideal é escolher uma delas para montar base e durante o dia conhecer as outras. Positano é  a mais escolhida por ser a mais bonita e especial.


A paisagem quando você começa a subir a Costa Amalfitana é maravilhosa, encantadora. A culinária da região é outro ponto altíssimo, a fartura e sofisticação é inigualável. Frutos dos mar fresquíssimos, massas perfeitas, vinhos hummmmm...


Ao sul de Nápoles, mais ou menos na canela da graciosa bota que é o mapa da Itália, esse paraíso do Mar Tirreno atrai famosos, milionários ou simplesmente entusiastas de um litoral maravilhoso. 


A costa é um verdadeiro showroom de exuberância, com mar azulzíssimo, vistas espetaculares, estradinhas com vilarejos incríveis, luxo, glamour e cultura. 


Os points recomendáveis são vários! Em Amalfi, principal cidade da região e uma das com melhor infraestrutura turística, existe uma impressionante catedral do século 9, erguida sob a influência de estilos diferentes como bizantino, barroco e árabe-normando. 


Positano faz o visitante esfregar os olhos diante de suas casinhas, posicionadas no morro íngreme, deslumbrantes quando iluminadas à noite, e fica pertinho da Grotta dello Smeraldo, uma espetacular caverna com águas entre o verde e o azul-turquesa. Já as vistas de Ravello, sede de importante festival de música (www.ravellofestival.com), são páreo para as ilhas gregas.  


A vista a partir de Villa Rufolo, sobre dramáticos penhascos, é belíssima. E as praias como as das cidadezinhas Maiori e Minori são imperdíveis.


Uma viagem inesquecível, que une tradição, cultura, muita riqueza, sofisticação e muito glamour. Um lugar especial, mágico e precioso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário