..............................................................

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Rica Oscar Freire

Se sua intenção é ver gente bonita e fazer compras com requinte e qualidade, este é o local perfeito. Ela é considerada uma das 10 ruas mais luxuosas do mundo. São quase 900 metros de puro glamour (a rua é maior, mas o luxo só fica nesses 900 metros), com lojas de grifes, entre outros grandes nomes do império da moda. Para aguçar o olfato e o paladar, restaurantes e cafés super badalados instalados por lá são uma ótima opção. O melhor de tudo é que para ter esta sensação indescritível de sofisticação não é preciso colocar a mão no bolso. O ambiente é inspirador e as lojas têm o prazer de atender seus clientes, compradores ou não, com taças de champanhe, confortáveis sofás e televisores de plasma.


Toda grande cidade (as pequenas também não estão ficando atrás) tem seu marco onde tudo acontece, onde as principais e mais caras grifes de produtos de luxo estão representadas por suas boutiques exuberantes, projetadas por grandes e badalados arquitetos – onde se respira o verdadeiro glamour. Assim como Paris tem a Avenue de Champs Elysèes e a Avenue Montaigne; Los Angeles tem a Rodeo Drive; Nova York tem a 5th Avenue – São Paulo tem a Rua Oscar Freire.





Ela começa na Alameda Casa Branca, com prédios residenciais e sobradinhos comerciais, tudo muito chic, e termina na movimentada Avenida Dr Arnaldo, em meio a um trânsito caótico. Bem no meio deste caminho de quase três quilômetros, principalmente os quarteirões entre as Ruas Melo Alves e Padre João Manuel, a Oscar Freire ganha outros ares.


Quem caminha por esse trecho consegue entender porque ela ficou conhecida como a oitava rua mais luxuosa do mundo: são quase 900 metros de muita sofisticação, com lojas de artigos exclusivos, além de restaurantes badalados, que poderiam estar em qualquer uma das famosas avenidas de Nova York ou Paris.



A Rua Oscar Freire está localizada na divisa de dois bairros da capital paulistana: o Jardim América e o Jardim Paulista, sendo que esse bairros são OS MAIS LUXUOSOS da cidade de São Paulo. Ganhou esse nome em 1923, em homenagem ao médico baiano Dr. Oscar Freire de Carvalho. Durante o século XIX, era uma região tomada por chácaras. A urbanização teve início no começo do século XX, mais especificamente em 1912 quando a Companhia City, empresa inglesa que planejou diversos bairros de São Paulo, comprou e loteou terrenos na área. Mas os dias de glória viriam bem depois, por volta dos anos 1960, muito por conta do sucesso e importância de uma de suas transversais: a Rua Augusta, que foi residência das melhores lojas de São Paulo até a metade dos anos 1970.



Com a decadência da Rua Augusta, a Rua Oscar Freire foi ganhando força até chegar aos anos 1980 como a rua mais badalada da cidade. Jornais da época destacam o local como ponto de encontro de políticos e empresários à procura de restaurantes sofisticados e de jovens new wave, que circulavam pelas casas noturnas da região. Mas o fator crucial para a rua atingir o seu potencial cosmopolita foi a abertura das importações no Brasil no início dos anos 1990, quando começou a receber as maiores grifes do planeta – a joalheira Montblanc, por exemplo, abriu suas portas por lá em 1995.




A partir daí, a rua virou o endereço obrigatório dos maiores estilistas, transformando-se em um reduto de grifes, hotéis, restaurantes e cafés de primeira linha. Além da Montblanc, estão também Diesel, Calvin Klein, Lacoste, Tommy Hilfiger, joalheria Fratina, American Apparel, sem contar Cartier, Dior, Louis Vuitton, Empório Armani, Max Mara, Versace, Cavalli, Bvlgari, Tiffany & Co., entre outras, que ficam nos quarteirões transversais.



Em 2006, o trecho entre as Ruas Melo Alves e Padre João Manuel passou por obras de revitalização que custaram 8 milhões de reais. Com a mudança, esse pedaço ganhou uma nova calçada – mais larga e com direito a bancos e painéis de localização – os fios e postes elétricos desapareceram.



Não há dúvidas de que a Oscar Freire tem estilo de sobra – todas as boutiques mais importantes do mundo da moda estão instaladas ali. Mas o melhor é perceber que o luxo vai além das vitrines estreladas. Por isso mesmo, caminhar pela Oscar Freire, saborear um cafezinho gourmet e admirar as vitrines mais badaladas de São Paulo se tornou programa obrigatório para quem gosta do que é luxuoso, exclusivo e extravagante.



Um pesquisa realizada pela "Excellence Mystery Shopping International", uma organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de luxo de diversos países, identificou as dezessete ruas comerciais mais chiques do mundo. Entre elas estão endereços tradicionais, como a Avenida Champs-Élysées, em Paris, a Fifth avenue (5ª avenida) em Nova York, e recentemente, o Brasil ocupou um espacinho na lista também, para nos representar, a Rua Oscar Freire, que localiza-se na região dos Jardins, em São Paulo.



A rua de luxo, ao contrário, é uma tentativa de recriar o clima elegante existente entre os ricaços no passado. É um local onde, em princípio, as compras podem ser feitas com calma e os endinheirados podem ser vistos por outros endinheirados. Mais que os shopping centers, as lojas de rua ajudam o mercado de alto padrão a manter a mística de exclusividade que é o seu maior atrativo. Essa é a lógica que deu à Oscar Freire, onde as vitrines disputam a atenção dos pedestres palmo a palmo, a oitava colocação no ranking das ruas luxuosas.



Seu prestígio começou a crescer na década de 80, quando lojas se instalaram por lá para atender os moradores de bom poder aquisitivo e os hóspedes dos hotéis da região. A foto abaixo é do Hotel Fasano, que fica na Rua Oscar Freire. O Hotel é uma atração a parte, simples por fora, mas glamuroso por dentro. Um charme, mas um charme muito caro, pois a menor diária do Hotel é nada mais, nada menos que R$800,00, caro pra uma diária com NADA incluso.



Oscar Freire está na 9ª posição
A rua passou da 8ª posição no ano passado para a 9ª este ano, por causa da inclusão da rua Deira CityCenter, em Dubai.

Hoje, ela e seus arredores é o endereço mais nobre do consumo de luxo no Brasil. Reúnem restaurantes, cafés e as principais marcas internacionais. O atendimento, segundo a pesquisa que deu origem ao ranking das ruas de luxo, é um dos melhores do mundo.


Fonte: BlogDoLuxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário