A linha Zonda possui um design exótico e é alvo de muitas discussões acerca disto. Há quem ache lindo, há quem ache horroroso, mas de uma coisa ninguém pode discordar: É um dos melhores superesportivos da atualidade.
O veículo, idealizado pelo argentino Horácio Pagani, é produzido de forma artesanal na pequena cidade de San Cesario sul Panaro, na Itália. Cerca de 25 unidades do Zonda são feitos nesta fábrica anualmente.
O motor é cedido pela divisão esportiva da Mercedes-Benz, a AMG. Trata-se de um 7.3 litros V12 que geram 659 cv de potência. Este motor, aliado a excelente aerodinâmica e emprego de materiais de baixo peso, como a fibra de carbono, fazem com que o Zonda F ClubSport vá de 0-100 km/h em apenas 3.5 segundos e alcance velocidade superior aos 350 km/h.
Fotografei este carro há duas semanas atrás na Avenida Europa em São Paulo. Pude notar enquanto fotografava que o veículo é bastante utilizado pelo proprietário, pois está cheio de marcas, principalmente próximo as rodas, possivelmente devido ao atrito de pedras e outros objetos que são atirados na lataria. Fico imaginando quando não custaria recuperar este veículo para deixá-lo em estado de 0 km. Bom, por outro lado, é legal ver que o veículo esteja sendo usado de acordo com a proposta do mesmo: em alta-velocidade e acelerando muito. Mas por ser um veículo tão exótico e caro, dá uma pena de vê-lo neste estado. Enfim…
Nenhum comentário:
Postar um comentário