..............................................................

terça-feira, 3 de maio de 2011

Os elegantes Jardins

Um dos primeiros bairros paulistanos implantados e planejados de acordo com conceitos urbanos próprios e diferenciados foi o Jardim América. A Companhia City foi a responsável pela criação do Jardim América, que tinha projeto do urbanista inglês Barry Parker (que planejou o primeiro bairro-jardim em Londres), de ruas com alamedas e um enorme jardim. A idéia era que as casas deveriam ser construídas afastadas umas das outras e serem utilizadas pela elite paulistana. Na década de 50 já era possível observar a forma que o bairro tem até hoje: uma grande quantidade de área verde, traçados sinuosos e construções de alto padrão, assim conservadas até hoje, graças às restrições de uso impostas pela Cia. City.



Já um outro bairro luxuoso, o Jardim Paulista era apenas um caminho para o Parque do Ibirapuera. No início do século 20, a área pertencia às famílias Pamplona e Paim, que decidiram lotear as terras e chamá-las de Jardim Paulista, colocando nas ruas nomes de cidades do interior do estado. A chácara onde hoje fica o Jardim Paulistano pertencia, no começo dos anos 20, a duas famílias ricas e quatrocentonas: Matarazzo e Melão. A região chegou a abrigar também a família de Gabriel Monteiro da Silva. A gleba ficava entre o Jardim América e o Jardim Europa, que também eram “recém-inaugurados”.

Atualmente é, talvez, o bairro mais chic e elitista de SP. É nele que se localiza a Rua Oscar Freire, considerada a maior concentração de lojas de grife do mundo e 8ª rua mais sofisticada do mesmo.

O Jardim América é um dos mais valorizados da capital paulista, sendo o bairro mais caro da cidade para se residir em casa térrea e o segundo que mais consome água. Também é residência de diversos moradores da elite paulistana. É classificado pelo CRECI como "Zona de Valor A", tal como outros bairros nobres da cidade, exemplo de: Higienópolis, Cidade Jardim e Ibirapuera.

Foi retratado em diversos livros de arquitetura e história nacional, tais como: "A cidade e os Jardins: Jardim América, de projeto urbano a monumento patrimonial (1915-1986)" da historiadora Zuleide Casagrande de Paula e “Jardim América: o Primeiro Bairro-jardim de São Paulo e sua Arquitetura" de Sílvia Ferreira Santos.

No bairro localizam-se o Clube Atlético Paulistano, e a Sociedade Harmonia de Tênis, clube de esportes tombado pelo CONDEPHAAT na década de 1980, por sua arquitetura inovadora. Abriga também a Igreja Nossa Senhora do Brasil na Praça Nossa Senhora do Brasil, muito procurada para casamentos da elite paulistana. Projetada em estilo colonial-barroco na década de 1940 pelo arquiteto Bruno Simões Magro, possui também um acabamento em azulejos de cerâmica, madeira de lei trabalhada e zimbórios de pastilhas de porcelana.

Famosos, políticos e endinheirados em geral residem por aqui, alguns deles são: Abilio Diniz - dono da rede de supermercados Pão de Açucar e o Ponto Frio, Paulo Maluf - Político, João Dória – Empresário e Paresentador de TV, José Serra – Político, entre outros.

Mais casas para vocês!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário