..............................................................

domingo, 19 de junho de 2011

A maior Esmeralda do Mundo

Uma esmeralda gigante em estado bruto, de quase dois quilos e meio e 15.000 quilates, que, segundo seus proprietários, é a "maior do mundo", está em exposição em Bogotá pela primeira vez desde que foi extraída, há 12 anos, das profundezas de Muzo, na região esmeraldífera da Colômbia.


Seu valor é incalculável por não ter nada parecido no mundo.. A pedra, de cor verde opaco intenso, foi encontrada em uma das minas da cidade de Muzo, departamento (província) de Boyacá (centro-leste), há doze anos, mas é a primeira vez que é exibida publicamente.


'Fura', como foi batizada a pedra gigante em homenagem a uma bela indígena que, segundo uma lenda histórica morou nessa região, está exposta dentro de uma urna de vidro sob severas medidas de segurança.


Fica sozinha em um pequeno salão ao qual têm acesso, paulatinamente, grupos de não mais de 15 pessoas que a podem observar por alguns minutos a metros de distância e sob o olhar atento de cinco guardas à paisana. Cerca de 4.000 pessoas a visitaram até este sábado, quando termina a feira, disse Soto.


Muzo, junto com as localidades vizinhas de Chivor, Coscuez e Santa Bárbara (em Boyacá), integram a zona esmeraldífera da Colômbia, de onde brotam as mais belas gemas do mundo.


A Colômbia fornece 55% do mercado mundial de esmeraldas, com exportações da ordem de 200 milhões de dólares anuais. Quero ir para la URGENTEMENTE para fazer uma garimpada, kkk!

Nenhum comentário:

Postar um comentário