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terça-feira, 3 de maio de 2011

O mercado de Luxo Brasileiro

Crise? Que crise? O mercado de luxo não se acanha em oferecer produtos diferenciados para quem está disposto a tornar realidade os mais delirantes sonhos de consumo. Os bilionários espalhados ao redor do planeta – sim, eles não foram extintos, mesmo com as quedas das bolsas de valores – têm ao seu dispor indústrias que não medem esforços para oferecer itens exclusivos, geralmente envoltos em materiais luxuosos e cercados por glamour e um exército de seguranças particulares.

O mercado de luxo brasileiro foi destaque do jornal britânico Financial Times, cuja reportagem do caderno especial sobre o mercado de luxo destacou a expansão do mercado de luxo no Brasil para cidades além de Rio de Janeiro e São Paulo, como Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre e Salvador, considerando fenômeno impulsionado pelo crescimento do país, que se expandiu 9% entre o primeiro trimestre de 2009 e o mesmo período deste ano. A publicação destaca como causa do aumento deste nicho a ampliação da renda no consumidor brasileiro.

“A crise afetou os ricos latino-americanos menos que seus pares em outros continentes, e a proporção de super-ricos em relação à população de alto poder aquisitivo é maior do que em qualquer outra região”, afirma o jornal, citando um relatório elaborado pelo banco Merrill Lynch e pela consultoria Capgemini.

Um aspecto notável é como o mercado está se expandido além das principais áreas, como a cidade de São Paulo, responsável por 70% do mercado. O Shopping Iguatemi foi um dos destaques: além de inaugurar um shopping center em Brasília em março de 2010, o Iguatemi está planejando outro em São Paulo (JK Iguatemi) e mais unidades em locais como Alphaville, Jundiaí, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Sete novas lojas de grifes internacionais foram abertas desde a crise, incluindo Gucci, Diane von Furstenberg e Christian Louboutin. Diane von Furstenberg disse que sua marca chegou ao recorde de US$ 1 milhão nas primeiras seis semanas de presença em São Paulo.

Também exemplo de sucesso, Christian Louboutin, cujos sapatos de luxo são desejados mundialmente e está presente com uma loja própria no Iguatemi de São Paulo, planeja abertura de outra unidade no Iguatemi Brasília.

O segmento de moda e acessórios é sem dúvida um dos que mais atraem investidores, mas os carros de alto luxo, imóveis e produtos de beleza e bem-estar, tais como spas e resorts, estão desfrutando de um crescimento acima da média “, diz Carlos Ferreirinha, diretor da MCF Consultoria.

“Você pode ver como o mercado está crescendo e não são os mesmos compradores. Novas pessoas tem acesso ao luxo, já que o número de milionários cresce visivelmente,” diz José Eduardo Brandão, diretor comercial da Ocean Air Taxi Aereo, empresa de aviação executiva.

Exagero? Ostentação? Luxo? Vejam os “itens mais caros do mundo” e a explicação do porquê dos preços estratosféricos. Para os comuns mortais, resta apenas a comparação com produtos que podem ser comprados no dia-a-dia. Para o Financial Times, com imagens abundantes das favelas e da violência urbana, é fácil ver o Brasil como um país pobre. Mas esse é apenas metade da história. É também um país com abundância de super-ricos.



Chupeta da Pacifier
Esta é para combinar com aqueles que literalmente nasceram em berço de ouro. Feita em ouro branco 18 quilates, esta chupeta da Pacifier vem com várias opções de cores de gemas preciosas (rubis, esmeraldas, diamantes brancos, diamantes rosa e safiras) para o cliente escolher. Shiloh, a filha de Brad Pitt e Angelina Jolie já ganhou a sua de presente. Quanto vale o rico miminho? US$ 17 mil.


pen drive -
Produzido pela Philips em conjunto com a suíça Swarovski, o pen drive de cristal aposta no mercado de luxo. O produto tem conexão USB 2.0 e é vendido nos Estados Unidos por US$ 178 (cerca de R$ 320)


GoldVish Le Million: R$ 2.535.000

Sim, você leu certo: 2 Milhões e 535 Mil reais!

Este é o telefone mais caro do mundo, certificado pelo Guinness. Seu formato diferenciado é feito de 18 quilates de ouro branco e 1800 diamantes totalizando 120 quilates. Um empresário russo comprou o luxuoso gadget para sua esposa em Cannes, na França.”



Bolsa Platinum Handbag Ginza Tanaka - US$2 milhões (Aproximadamente R$ 4,6 milhões)

Coberta com mais de 2.000 diamantes, a bolsa platinada considerada a mais cara do mundo foi criada pelo designer japonês Ginza Tanaka e é exibida em joalherias de Londres. Será que sobra dinheiro para colocar na bolsa?

Daria para comprar: 11.500 bolsas de mão da Arezzo (modelos a R$ 400).



Vinho Chateau Lafite ( safra de 1787) - US$160 mil (cerca de R$ 370 mil)

Leiloado há 18 anos, este bordeau ainda ocupa o posto de garrafa mais cara do mundo e está até no Guiness Book. O motivo do preço não é somente a qualidade da safra e sim sua procedência. O vinho pertenceu a Thomas Jefferson, ex-presidente dos EUA.

Daria para comprar: 600 garrafas do chileno Almaviva, considerado um dos melhores vinhos tintos da atualidade (cerca de R$ 500).



Relógio Three Heart-Shaped Diamonds Chopard’s Watch – US$25 milhões (Aproximadamente R$ 58 milhões).

O relógio mais caro do mundo leva três diamantes grandes em forma de coração: um de 15 quilates na cor rosa, um diamante azul de 12 quilates e outro branco, de 11. Há outros pequenos diamantes, que juntos somam 201 quilates numa só peça! O resultado é um modelo chamativo e extravagante. Você usaria (se pudesse pagar por ele, lógico)?

Daria para comprar: 15.263 relógios femininos com pedras strass da Casio.



Perfume Imperial Majesty da fragrância de Clive Christian N°1 for Women - US$ 200 mil (Aproximadamente R$ 460 mil)

Exclusivíssimo, é vendido apenas sob encomenda. Seu frasco é em Cristal Baccarat e decorado com diamante e ouro 18 quilates. O toque de cardamomo, bergamota, jasmim da Índia, baunilha e sândalo, atrai muitas endinheiradas, entre elas a atriz Katie Holmes (mulher de Tom Cruise).

Daria para comprar: 6.571frascos da colônia Glamour do Boticário (R$ 70, em média)

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